Se nada mudar, mundo verá aumento de 60% no número de casos nas próximas duas décadas; maior subida será em países de rendas baixa e média; agência da ONU publicou relatórios com sugestões para evitar mortes pela doença; tabaco causa 25% das mortes por câncer.
Procedimento foi realizado por médico; em caso de morte, leis nacionais punem responsáveis com até 15 anos de prisão; ONU quer eliminar prática até 2030.
Iniciativa pretende aumentar cooperação internacional nesta área, desenvolver novas políticas e identificar práticas inovadores; programa tem apoio do Catar, China e Coreia do Sul.
Secretário-geral discursou em encontro do Grupo de Amigos do Clima, em Nova Iorque; chefe da ONU afirmou que Conferência dos Oceanos, que acontece em junho em Lisboa, deve ser usada "para reverter e acabar com o ataque aos ecossistemas e recursos marinhos do mundo."
Relatório da Organização Internacional do Trabalho revela que indígenas enfrentam dificuldades no setor do trabalho; em todo o mundo, acredita-se que existam mais de 5 mil comunidades nativas em cerca de 90 países.
Agências das Nações Unidas dizem que situação pode ficar ainda pior com estação de seca, e pedem ações da comunidade internacional; FAO, Unicef e PMA dizem que mudanças climáticas e conflitos armados prejudicam subsistência na região.
Crianças e famílias de migrantes aguardam resposta de solicitações de asilo na cidade de Matamoros, no nordeste mexicano; Unicef amplia acesso aos serviços de proteção, psicossociais, água e saneamento na área.
Diretor-geral da FAO pediu apoio urgente para combater agravamento da situação no Sudeste da África; agência precisa de US$ 76 milhões para resposta em cinco países; quase 12 milhões de pessoas já enfrentam situação de grave insegurança alimentar na região.
Neste Destaque ONU News Especial, Francisco Duarte Lopes conversa sobre a reunião preparatória para a Conferência dos Oceanos que Portugal coorganiza com o Quênia, em junho deste ano em Lisboa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário