segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Destaques da semana: PIB do trimestre, conferência do clima e CCXP

Encontro sobre mudança climática começa na segunda, resultado da economia será divulgado na terça e convenção de cultura pop abre as portas na quinta
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails, acesse aqui.
ASSINE VEJA

Destaques da semana: PIB do trimestre, conferência do clima e CCXP

Encontro sobre mudança climática começa na segunda, resultado da economia será divulgado na terça e convenção de cultura pop abre as portas na quinta

Como compartilhar

O Supremo Tribunal Federal (STF) detalha na quarta-feira 4 os limites e os procedimentos para o compartilhamento de dados da Receita Federal e da Unidade de Inteligência Financeira (antigo Coaf) com órgãos de investigação como Ministério Público e Polícia Federal. Na semana passada, os ministros decidiram que o uso dessas informações por investigadores é legal mesmo sem autorização judicial, mas não definiram a chamada “tese do julgamento”, ou seja, como deve ser a aplicação do que foi decidido.

Interessa a Bolsonaro

O Tribunal Superior Eleitoral volta a analisar na terça-feira 3 se é possível a coleta deassinaturas por meio eletrônico para a criação de um partido político. O tema interessa ao presidente Jair Bolsonaro, que deixou o PSL, e tenta viabilizar o Aliança pelo Brasil em tempo recorde para poder disputar a eleição municipal de 2020. Na semana passada, o relator do caso, ministro Og Fernandes, deu parecer contrário ao procedimento. O ministro Luis Felipe Salomão pediu vistas (mais tempo para análise), mas ficou acertado na Corte que o julgamento seria retomado em uma semana.

PIB

O resultado do desempenho da economia brasileira no terceiro trimestre deste ano será divulgado na próxima terça-feira, 3, pelo IBGE. Economistas projetam crescimento entre 0,2% e 0,4%. Entre abril e junho desde ano, a economia avançou 0,4% na comparação com o trimestre anterior, acumulando expansão de 0,7% no ano. Para 2019, a expectativa é que o Brasil cresça 1%, índice bem abaixo do esperado pelos economistas após a eleição de Jair Bolsonaro.

Dinheiro na conta

Os saques de até 500 reais do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço serão liberados no dia 6, para trabalhadores que nasceram nos meses de setembro e outubro. A medida faz parte da flexibilização das regras do FGTS, anunciada pelo governo em julho, com o objetivo de estimular a economia. Todos os trabalhadores que tiverem recursos no Fundo poderão sacar até 500 reais de cada conta, ativa ou inativa. O Congresso ampliou o saque para 998 reais para aqueles que tinham até um salário mínimo nas contas – porém, para valer, esse valor precisa ser sancionado pelo presidente Bolsonaro.

COP-25

A Conferência Internacional sobre Mudança Climática das Nações Unidas começa na segunda-feira em Madri, Espanha, após muitas idas e vindas. A COP-25 estava prevista para acontecer inicialmente no Brasil, mas o presidente Jair Bolsonaro decidiu não sediar o evento , alegando falta de recursos. A conferência passou então para Santiago, no Chile, mas a sede teve que ser alterada a pouco mais de um mês da reunião por causa dos violentos protestos contra o governo de Sebastián Piñera. Em Madri e sob o slogan “#Time for action” (Hora da mudança), a cúpula vai reunir representantes de 195 países e membros da sociedade civil para discutir os detalhes técnicos e legais do Acordo de Paris para o clima.

Encontro da Otan

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se reúne na terça-feira, em Londres, em meio à grande tensão com a Turquia. O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou recentemente que o organismo internacional está em "estado de morte cerebral" pela falta de coordenação entre Europa e Estados Unidos e pelas ações agressivas de Ancara na Síria. Em resposta, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que Macron “deve primeiro analisar sua própria morte cerebral” antes de criticar as ações de seu país. Erdogan e Macron, assim como a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, também se reunirão à margem da cúpula para discutir o conflito na Síria. Após a troca de ofensas, o clima deve ser de tensão.

Audiências do impeachment

O Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos agendou sua primeira audiência sobre o impeachment contra Donald Trump para a próxima quarta-feira. Com o fim dos depoimentos no Comitê de Inteligência, começa uma nova fase do processo de deposição do presidente americano. A comissão judiciária é responsável por redigir os artigos finais de impeachment que serão enviados ao plenário da Câmara e do Senado para votação. Trump foi convidado a participar da audiência.
 

A hora da verdade

No restante da semana até o próximo domingo, todas as atenções estarão voltadas para as últimas duas rodadas do Campeonato Brasileiro. Embora o título já esteja definido - o Flamengo sagrou-se campeão - restam saber os classificados para a Copa Libertadores de 2020 e o último dos clubes rebaixados para a segunda divisão do futebol nacional no próximo ano.
 

Bola de Ouro

Nesta segunda-feira 2, a prestigiada publicação francesa France Football entrega a 64ª edição do prêmio Bola de Ouro, láurea dada ao melhor jogador da temporada europeia. Novamente, o grande favorito é o argentino Lionel Messi, que já faturou o The Best, a votação organizada pela Fifa. Corre por fora na disputa o zagueiro holandês Virgil van Dijk, do Liverpool.
 

Festa da cultura pop

Em sua 6ª edição, a Comic Con Experience (CCXP) , em São Paulo, trará personalidades de Hollywood, como Gal Gadot, a Mulher-Maravilha; Margot Robbie, que interpreta a Arlequina; o ator Ryan Reynolds; e até os elencos de Star Wars e de La Casa de Papel. Já maior que a tradicional Comic Con que acontece em San Diego, nos Estados Unidos, a feira sediada no pavilhão São Paulo Expo vendeu seus 280.000 ingressos e contará com estandes e lojas de diversas marcas da indústria do entretenimento.
 

Cotado para o Oscar

Em Histórias de um Casamento, nova aposta dramática da Netflix, que estreia em 6 de dezembro, Scarlett Johansson e Adam Driver são um casal em processo de divórcio. Sob essa perspectiva, o diretor Noah Baumbach (de Frances Ha) disseca a construção e destruição do amor. Segundo a imprensa americana, tanto o filme quanto a dupla de protagonista já figuram como favoritos para indicações ao prêmio da Academia em 2020.

Acompanhe tudo em www.veja.com.br
NEWSLETTERS ABRIL

Aproveite nossas outras newsletters gratuitas feitas especialmente para você
Cadastre-se aqui

SIGA

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o correto recebimento em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso email, newsletter@veja.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa
Política de Privacidade.
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails, acesse aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário