Bom dia!
O EWZ, fundo que representa as ações brasileiras em Nova York, avança 0,23% no pré-mercado, um indício de que investidores devem continuar a apostar na alta dos ativos brasileiros. No pregão da quarta-feira, o Ibovespa subiu 3,33%, fechando pela primeira vez acima dos 170 mil pontos, a 171.816,67 pontos.
Dado o noticiário econômico fraco, fica fácil associar a subida meteórica a fatores – e investidores – externos, já que o dólar recuou na véspera, sinal do fluxo de entrada de recursos. No pregão de quarta, investidores celebraram o fato de o presidente americano, Donald Trump, ter descartado o uso de força para controlar a Groenlândia, e depois ainda ter recuado na imposição de novas tarifas sobre países europeus.
Não significa que há, de fato, uma trégua, já que o republicano diz ainda esperar uma negociação para controlar a ilha.
Por ora, o mercado financeiro fica com o copo meio cheio. A tendência segue nesta quinta em que os EUA divulgam o PIB do quarto trimestre e a inflação medida pelo PCE, o indicador preferido pelo Fed. No Brasil, o destaque é a divulgação da arrecadação federal de 2025, com o resultado anual.
No entanto, o dado mais importante deve vir após o fechamento do mercado. A Intel abre a temporada de balanços "IA", jogando luz sobre a demanda por chips em um momento em que investidores caminham sobre o fio da navalha. A última vez que as bolsas americanas estiveram tão caras foi na bolha da internet, dos anos 2000. E com investidores reunidos em Davos, CEOs das big techs têm tentado convencer o mercado de que o cenário não se trata de uma bolha.
Com um problema conceitual: o CEO da Nvidia, Jensen Huang, disse que os investimentos em IA estão apenas começando, afirmando que ainda serão necessários trilhões de dólares para que se colha frutos reais com a tecnologia. Com um problema de lógica: quanto mais se investe, mais tempo demora a obter um retorno sobre o valor aportado. Isso num cenário em que consumidores e empresas ainda não estão convencidos de que vale a pena pagar para usar IA. Se o objetivo de Huang era afastar o risco de bolha, ele parece ter dado mais munição a quem acha que ela está prestes a estourar. Bons negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário