quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Resumo VEJA: Coronavírus

As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
 
Abril Comunicações
 
 
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 271.553.796 contaminados e 5.323.192 mortos no mundo. No Brasil são 22.195.775 contaminados e 616.970 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 8,53 bilhões. No Brasil são 321.361.804 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).
 
ANTIVIRAL DA PFIZER
 
A farmacêutica Pfizer anunciou que seu antiviral contra a Covid-19 pode reduzir em 89% o risco de hospitalização ou morte de adultos infectados que não estavam internados, mas eram pacientes de risco. Os dados de um estudo realizado com 2.246 participantes apontaram este resultado com o início do tratamento com Paxlovid nos primeiros três dias de sintomas. No esquema de cinco dias, a redução foi de 88%. As informações foram enviadas às autoridades dos EUA no processo para obter a autorização de uso emergencial.
 
PASSAPORTE NO BRASIL
 
O ministro do STF Luís Roberto Barroso esclareceu pontos de sua decisão favorável à obrigatoriedade do passaporte da vacina para viajantes que cheguem ao Brasil. O magistrado disse que brasileiros e estrangeiros residentes no país que forem viajar a partir desta quarta não poderão voltar sem o comprovante da imunização contra a Covid-19. Aqueles que viajaram antes deverão mostrar teste PCR negativo. Barroso não permitiu a entrada, sem o documento, de quem já tenha sido infectado pelo vírus, como pediu o governo.
 
PASSAPORTE NO MUNDO
 
A exigência do comprovante de imunização para frequentar locais públicos aumentou a adesão à vacina em países desenvolvidos com a cobertura abaixo da média, como França, Itália, Suíça e Israel. O estudo sobre o tema foi feito pela Universidade de Oxford e publicado na revista The Lancet. Já na Alemanha, onde a cobertura vacinal era alta, e na Dinamarca, onde o fornecimento de doses foi escasso, não houve efeito significativo. O levantamento observou ainda que a melhora na aceitação foi maior no público jovem.
 
ÔMICRON SE ESPALHA
 
A OMS informou que a variante ômicron do coronavírus já foi confirmada em 77 países, mas que 'provavelmente' está na maior parte do mundo, mesmo se ainda não tiver sido detectada oficialmente. "A ômicron está se disseminando em um ritmo que não vimos com nenhuma variante anterior", disse o diretor-geral do órgão, Tedros Adhanom Ghebreyesus. O rápido aumento dos casos pode, outra vez, sobrecarregar sistemas de saúde despreparados.
 
 
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o recebimento correto em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso e-mail, news.veja@emailabril.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa Política de Privacidade.  
 
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails
 
 
© 2021 Abril Comunicações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário