Links do mês #110 e os exercícios que constroem nossa confiança criativaComo consegui aumentar a confiança criativa da empresa com apenas 8 exercícios simples?Meses atrás, assumi para mim o desafio de aumentar a confiança criativa das pessoas da Ecomunica. Não que as pessoas já não fossem criativas ou não tivessem confiança para inovar, mas vamos combinar: o dia a dia, mesmo em uma agência de comunicação, é cheio de tarefas repetitivas e mecânicas, e nem todo briefing nos permite colocar toda nossa criatividade à prova. E como a criatividade é um músculo, sem uso ela atrofia. E enfraquecida ela acaba não comparecendo quando precisamos pensar criativamente, o que mina a nossa confiança na hora de tentar ter boas ideias. A solução encontrada foi o Imagina Ecomunica, uma série de desafios que exigiam criatividade para serem resolvidos. Foram 8 exercícios ao longo de 8 semanas. Sabendo que a pauta da galera está sempre a mil e que é difícil achar tempo “livre” para uma atividade como essa, os desafios foram pensados para facilitar a participação: baixo investimento de tempo e uso de ferramentas simples, como computador, papel e caneta. Além disso, cada exercício completo rendia pontos para quem participava, e as três pessoas com maior pontuação ganharam sessões de massagem pagas pela empresa. Mas, embora simples, os exercícios tinham um objetivo bem específico: treinar a imaginação das pessoas. Para isso, eu fui atrás de atividades que comprovadamente trabalham nosso pensamento divergente e colocam essa importante habilidade, a imaginação, em movimento. Alguns dos exercícios que eu passei:
Quando precisamos escrever um conto com exatas 50 palavras ou pensar em significados para uma sigla, por exemplo, precisamos fazer duas coisas: vasculhar nosso cérebro em busca das palavras certas que sirvam para o nosso propósito do momento e depois combinar essas palavras para que a gente consiga solucionar a questão. Isso é o processo criativo no seu processo mais simples. Buscamos referências (palavras) e combinamos elas para formar a exata resposta (difícil) que precisamos. Vejamos o exercício de escrever uma história onde as letras iniciais de cada palavra seguem a ordem alfabética. Não é só sair escrevendo. A primeira palavra precisa começar com A, e a segunda com B. Temos que investigar nosso vocabulário para encontrar uma combinação que funcione (como, por exemplo, Amigos Bagunceiros). Daí, essa combinação precisa combinar com alguma palavra com a letra C, e assim por diante. É um exercício que parece besta, mas que nos faz buscar referências e criar combinações inusitadas o tempo todo. Quando treinamos nosso cérebro com frequência para ele fazer essas duas coisas, buscar referências e combiná-las, mesmo que isso seja apenas com palavras, com números, com cores ou com emojis, estamos treinando nossa capacidade de ter ideias. O resultado? Considerando que as pessoas investiram poucas horas, e que essas horas foram diluídas ao longo de 2 meses, dá para ter uma boa noção de como pequenos exercícios podem impactar e impulsionar a criatividade de uma empresa. Ao contrário do que muita gente pensa, de que criatividade é essa parada etérea, intangível, imensurável, que não segue processo ou lógica, saio desse projeto com ainda mais certeza que dá para mensurar. E, mais do que isso, dá para alavancar. Seguem algumas imagens de exercícios feitos pela galera: ![]() Espero que gostem dos links:
"Quando você achar que está velha ou velho demais para fazer algo novo, lembre-se de que você nunca será mais jovem do que é agora." — James Clear Oie. Meu nome é Luciano Braga. Sou realizador de diversos projetos criativos nas áreas da comunicação, comédia, ficção e impacto social. Boto minha energia em iniciativas que desafiam minha criatividade, que empoderam pessoas e que deixam um legado positivo no mundo. Quer me conhecer? Vem no meu Instagram. |
sábado, 31 de maio de 2025
Links do mês #110 e os exercícios que constroem nossa confiança criativa
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