Bom dia!
As bolsas americanas abrem nesta sexta-feira, 28, com baixa liquidez após feriado de Ação de Graças e com pregão mais curto, que vai até 15h do horário de Brasília. Não há dados relevantes a serem divulgados no dia. O mês de novembro deve se encerrar com perdas acumuladas, em especial pela queda nas ações das empresas de tecnologia, em meio ao ceticismo com a lucratividade da Inteligência Artificial (IA).
No Brasil, as atenções se voltam para a divulgação da PNAD Contínua mensal, que traz os dados de ocupação no mercado de trabalho no mês de outubro. Nesta quinta-feira, 27, o Caged, que monitora o volume de emprego formal, veio abaixo do esperado, com a abertura de 85.147 novas vagas no mês passado.
A trajetória da taxa de juros é mais uma vez foco de conversa entre os operadores, após fala dura do presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, na tarde desta quinta-feira, 27. Galípolo enumerou indicadores que exigem cautela na política monetária, como a economia ainda aquecida, crédito resiliente, situação fiscal do Estado sem solução e medidas como o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda, que pode dar ainda mais fôlego à demanda — pressionando os preços.
Galípolo diz que o BC segue firme com o propósito de levar a inflação para o centro da meta, esvaziando expectativas de que o próximo relatório do Copom possa trazer uma sinalização de baixa de juros a partir do início do ano que vem.
A Petrobras divulgou nesta quinta-feira, 27, um plano de investimentos de 109 bilhões de dólares até 2030, 1,8% mais baixo do que o proposto no ano passado, por conta de uma perspectiva de preços mais baixos do petróleo. Bons negócios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário