sexta-feira, 8 de abril de 2022

Resumo VEJA: Coronavírus

As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
 
Abril Comunicações
 
 
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 496.430.832 contaminados e 6.171.346 mortos no mundo. No Brasil são 30.095.328 contaminados e 661.228 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.

O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 11,3 bilhões. No Brasil são 419.290.105 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).
 
SUBVARIANTE NO BRASIL
 
O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso da subvariante XE no Brasil. A linhagem é uma recombinação das variantes BA.1 e BA.2 da cepa ômicron do coronavírus. A infecção foi notificada pelo Instituto Butantan, de São Paulo. A subvariante XE é possivelmente mais contagiosa que as outras sublinhagens do coronavírus, mas ainda não há evidências de que seja mais grave.
 
INFLAMAÇÃO E COVID GRAVE
 
Um estudo da Fiocruz Minas em parceria com a Universidade Harvard descreveu o processo inflamatório relacionado às formas graves de Covid-19. Segundo a pesquisa, em alguns casos, ao combater o vírus o próprio sistema de defesa do corpo produz uma inflamação sistêmica. Esse risco, vale ressaltar, só ocorre nas infecções pelo próprio coronavírus, e não no caso das vacinas.
 
AUMENTO DA IMUNIDADE
 
Três estudos recentes, feitos no Brasil, Suécia e Reino Unido, mostram que mesmo as pessoas que já tiveram Covid-19 devem completar seu esquema vacinal para adquirir uma proteção maior. Os dados coletados sugerem que a "imunidade híbrida", ou seja, obtida pela vacinação e infecção, confere uma proteção altamente eficaz contra a doença sintomática por ao menos seis a oito meses.
 
 
Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
 
 
Este e-mail foi enviado para você pela VEJA. Para garantir o recebimento correto em sua caixa de entrada, por favor adicione o nosso e-mail, news.veja@emailabril.com.br, ao seu catálogo de endereços.

Veja nossa Política de Privacidade.  
 
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails
 
 
© 2021 Abril Comunicações
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário