As principais informações sobre o impacto da pandemia no Brasil e no mundo
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse aqui.
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 67.143.905 contaminados e 1.537.260 mortos no mundo. No Brasil são 6.603.540 contaminados e 176.941 mortos. Os números são da Universidade Johns Hopkins.
VACINAÇÃO NO REINO UNIDO
Assim que a primeira vacina para Covid-19 foi aprovada no Reino Unido, o governo britânico publicou a lista de grupos para receber as doses iniciais, a partir desta terça-feira. O imunizante a ser recebido é o desenvolvido pela Pfizer, que apresentou 95% de eficácia. Em nota, o governo local anunciou que as primeiras vacinações terão como meta proteger as pessoas com maior risco de morte pela doença e assegurar o funcionamento do sistema de saúde e assistência social do país. Com a idade avançada, a rainha Elizabeth II, de 94 anos, e seu marido, o príncipe Philip, de 99, devem receber o imunizante nas próximas semanas.
PRAZO NO FIM
Já no Brasil, a proposta da Pfizer enviada ao governo federal para a entrega de milhões de doses do imunizante em 2021 está prestes a expirar. Segundo a companhia, 50 milhões de unidades serão desenvolvidas em 2020, e 1,3 bilhão em 2021. Se o Ministério da Saúde não responder à farmacêutica nos próximos dias, o país ficará em segundo plano nessa corrida. "Após expirar essa proposta de fornecimento, a quantidade de doses disponíveis mudará consideravelmente, sendo possível não garantir mais o fornecimento para o país durante os seis primeiros meses de 2021", afirmou a VEJA o mexicano Alejandro Lizarraga, diretor da área de vacinas da Pfizer Brasil.
CONTÁGIO NAS ESCOLAS
Um levantamento elaborado pela Associação Brasileira de Escolas Particulares em parceria com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo indicou que a retomada das atividades nas instituições privadas não resultou em uma maior infecção pelo coronavírus. De acordo com o estudo, 87% dos colégios pesquisados relataram não ter sequer um caso registrado de Covid-19. Entre os professores, contudo, o número é um pouco menor, mas ainda otimista: 75% disseram não ter sido infectados. A reabertura das escolas para atividades de reforço foi liberada no estado em setembro. Um mês depois, parte das aulas presenciais foi retomada.
IMPORTÂNCIA DO OXÍMETRO
Um dos aparelhos mais importantes para acompanhar a situação de um paciente com suspeitas de Covid-19 é o oxímetro. A repórter de VEJA Laryssa Borges conta no Diário da Vacina como o objeto se tornou companheiro de todas as horas desde o dia em que ela recebeu a vacina experimental da Johnson & Johnson. Ela ressalta, porém, que é preciso calma para usar o aparelho de forma correta e não tirar conclusões precipitadas. O oxímetro serve para medir o nível de oxigenação do sangue (um dos sintomas da Covid é a redução deste índice) com a ponta do dedo.
publicidade
Acesse sua Central de Preferências caso deseje atualizar suas listas de recebimento de e-mails do Grupo Abril.
Para cancelar o recebimento dos nossos e-mails, acesse aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário