segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Conheça o primeiro fundo filantrópico para mulheres negras do país

Visualizar como página web

EDIÇÃO #236 - 19 DE FEVEREIRO DE 2024                                   

"DECIDI CONTRIBUIR PARA QUE OUTRAS MULHERES NEGRAS SENTISSEM O QUE EU ESTAVA SENTINDO AO ACESSAR DIREITOS ECONÔMICOS"

Como tantas mulheres negras do país, Aline Odara, 37, precisou ajudar na casa e assumir responsabilidades desde cedo. Criada em Campinas (SP), aos 8 anos ela já ajudava o padrasto a fazer salgados para vender. Uma bolsa do Prouni permitiu que aos 27 anos ela entrasse no curso de Ciências Sociais da PUC Campinas; ela também estudou pedagogia. Mesmo assim, estava desempregada há um ano quando, em 2020, foi chamada pela prefeitura de Campinas para assumir o cargo de professora de Educação Infantil.

O curso desse futuro mudou ainda naquele ano, quando Aline deu seu passo decisivo rumo ao empreendedorismo social. Naquele ano, ela criou o Fundo Agbara, que se anuncia como o primeiro fundo filantrópico para mulheres negras do Brasil. A iniciativa a levou a ser reconhecida em 2023 como a conquista do prêmio Empreendedor Social da Folha de S.Paulo, na categoria "Soluções que Inspiram". 

LEIA MAIS
NEGÓCIOS CRIATIVOS

A CURTA AJUDA YOUTUBERS A DECOLAR NA CARREIRA
Conheça a proposta da empresa voltada a profissionalizar youtubers do mercado gamer e expandir suas fontes de receita.

LEIA MAIS
LIFEHACKERS

"ME COBRAVA PARA SER A NUTRICIONISTA PERFEITA"
Denise Real desenvolveu três transtornos alimentares no início da carreira. Essa vivência hoje permite que acolha melhor suas pacientes.

LEIA MAIS
OPORTUNIDADES

EBULIÇÃO STARTUPS
O programa de aceleração do Instituto Caldeira voltado para startups em fase de tração selecionará 15 negócios para participar de uma jornada com 45 horas de conteúdo, incluindo kick off, diagnóstico, masterclasses, mentorias, painéis, matchmakings, demoday, e sessões com fundos.
Quando: inscrições até 23 de fevereiro

CooTEA
A iniciativa da Adapte busca promover a inclusão de autistas no mercado de trabalho, ajudando empresas interessadas em aumentar sua diversidade com treinamento gratuito sobre como se preparar para acolher de forma inclusiva e empática pessoas neurodivergentes.
Quando: inscrições até 29 de fevereiro

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA ANTLER 
O programa, com duração de dez semanas, busca apoiar empreendedores a criarem suas próprias startups. Nos encontros, os participantes terão a possibilidade de encontrar potenciais cofundadores e receber um investimento pré-seed.
Quando: inscrições até 15 de março

EMPREENDA E RENDA
O Itaú Mulher Empreendedora, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora, oferece 21.500 vagas para o programa de capacitação gratuita online. Além disso, 105 mulheres serão selecionadas para receber mentoria e 85 para receber doação de capital semente.
Quando: inscrições até junho

Quer sugerir uma pauta?
Quer fazer negócios com o Draft?
Quer assinar essa newsletter?

FACEBOOK  LINKEDIN  INSTAGRAM  YOUTUBE

Enviado por The Factory Copyright © 2024, All rights reserved.

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário