quinta-feira, 7 de abril de 2022

Futebol narrado e comentado por mulheres | Além das quatro linhas

Mulheres estão cada vez mais aparecendo dentro e fora dos gramados dos campos de futebol do país. Seja como jogadoras, comentaristas, apresentadoras, narradoras ou repórteres, todas batem um bolão.
Repórteres de campo, comentaristas e narradoras já apareciam em rádios e em canais da televisão a cabo, mas mais recentemente chegaram também à TV aberta, e não só em transmissões de futebol feminino. Neste ano, a narradora Renata Silveira fez história: num ambiente dominado por homens por décadas, a carioca de 32 anos foi a primeira voz feminina na narração de um jogo de futebol na TV Globo. Na emissora, Renata se junta às comentaristas Ana Thaís Matos e Renata Mendonça.

Quem pode falar sobre futebol?
"Os homens" seria a resposta mais direta há alguns anos. Hoje, o cenário é outro. Além das profissionais que estão na Globo, ainda temos Isabelly Morais no comando das transmissões dos jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, na Band. Desde outubro de 2020, a emissora paulista formou uma equipe só com mulheres para trabalhar na competição.

E as conquistas também chegam ao basquete. Em março de 2021, a ESPN realizou, pela primeira vez, transmissão 100% feminina de uma partida da NBA, com Natália Lara comandando a narração e Alana Ambrósio sendo responsável pelos comentários.

Como comentaristas, o número de mulheres também vem crescendo. As mineiras Mariana Spinelli, na ESPN, e Yara Fantoni, na Band, além de conduzir e apresentar os programas "Sportscenter" e "Terceiro Tempo", respectivamente, comentam as transmissões de jogos de suas emissoras.

Inspirações
Um dos destaques atuais da narração, Renata Silveira aponta suas inspirações das vozes masculinas, as de Galvão Bueno, Gustavo Vilanni, Luiz Roberto, Milton Leite, entre outros narradores, para construir a própria identidade. Das vozes femininas, se inspira em Vanessa Riche, Glenda Kozlowski, Ana Thaís Matos, entre outras que abriram o caminho para mulheres no meio esportivo.


 
Renata foi treinada por Vanessa Riche, nossa professora do curso Narração e Comentários no Futebol

Com mais de 30 anos de experiência em rádio e televisão, a jornalista e publicitária já treinou profissionais que estão no ar nos principais veículos de comunicação, tem passagens na Fox Sports, na ESPN, no Grupo Globo e é âncora do time de coração, na Vasco TV.
Garanta sua vaga e seja a próxima estrela treinada por Vanessa Riche!
 
Twitter
 
Linkedin
 
Youtube
 
Instagram
 
Website

Nenhum comentário:

Postar um comentário