Olá, investidor. Como vai? Ontem o Ibovespa ensaiou movimentos de alta, mas fechou o dia com leve queda de 0,15% aos 120.933 pontos. O destaque foi a alta de 5,79% das ações da Petrobras. O presidente da companhia fez um discurso sobre a política de preços de combustível que agradou o mercado. A Petrobras tem uma participação relevante de 8,15% no Ibovespa. Você sabe como funciona o Ibovespa? Principal indicador de desempenho da bolsa de valores brasileira, o Ibovespa é uma carteira de investimentos hipotética, composto hoje por 82 empresas. Quando essas empresas apresentam bom desempenho, o índice fica no positivo. O oposto também é verdadeiro. O volume financeiro negociado determina a escolha da empresa e a sua porcentagem de participação no índice. É importante entender essa dinâmica e estar atento aos movimentos do mercado. E para hoje? O que esperar? Os mercados internacionais operam em ritmo de correção, o que é normal após recordes de altas como os da última semana. Acredito que a temporada de resultados continuará impulsionando as bolsas americanas. Hoje temos divulgação de balanços da Johnson&Johnson e da Netflix. Na Europa, a aceleração na campanha de vacinação deve melhorar as perspectivas de crescimento. Por aqui, o acordo entre Governo e Congresso para a sanção do Orçamento excluiu do Teto de Gastos cerca de R$ 100 bilhões destinados ao combate da pandemia. É ruim, do ponto de vista fiscal, mas espero que a preservação de parte das emendas parlamentares destrave a agenda de reformas. Importante destacar que o novo presidente da Petrobras, em seu discurso de posse, mostrou alinhamento com o mercado na política de preços. Foi um sinal positivo. Precisamos ficar atentos, porém, aos efeitos do aumento do gás e do fim da isenção de PIS/Cofins sobre a base governista, e como essa pressão pode afetar a Petrobras. No 'Investigando o Mercado' de hoje (exclusivo para assinantes do UOL Economia+): as prévias operacionais de uma mineradora e de uma incorporadora. Aviso importante: Às 17 horas teremos uma LIVE exclusiva para assinantes do UOL Economia+ sobre o cenário e as perspectivas para os investimentos. Um abraço, Felipe Bevilacqua. Analista de Investimentos de Levante CNPI - Analista certificado pela Apimec Gestor CGA - Gestor de Fundos certificado pela Anbima Administrador de Recursos e Gestor autorizado pela CVM Queremos ouvir vocêTem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br. Ainda não é assinante do UOL Economia+? Conheça as vantagens de ter o conteúdo exclusivo sobre investimentos. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário