Olá, investidor. Como vai? A Bolsa de Valores fechou em queda ontem. O Ibovespa recuou 1,47%, seguindo a tendência mundial comandada por dois fatores principais. O primeiro foi um aumento da desconfiança sobre o futuro dos juros americanos. O segundo foi a queda de 7% na cotação do petróleo em função do maior número de estoques de óleo nos EUA. A alta da Taxa Selic, mais forte que a esperada, também repercutiu ontem. Bancos e seguradoras viram suas ações subirem, enquanto caíam as ações das construtoras. A principal surpresa para os investidores, porém, veio após o fechamento da Bolsa. André Brandão renunciou à presidência do Banco do Brasil. Brandão passava por situação delicada desde que propôs um programa de demissão voluntária e fechamento de agências e foi desautorizado pelo presidente da República. A renúncia acontece num momento de pressão do Palácio Planalto por maior ingerência na condução do banco. A saída de Brandão é um sinal de que Brasília busca interferir mais nas decisões das empresas públicas. Isso aumenta a incerteza política e podemos esperar reflexos negativos hoje nos preços das ações, não apenas do Banco do Brasil, mas de todas as estatais. Lá fora, tudo indica que teremos mais um dia negativo. As bolsas na Europa estão em queda em função de novos lockdown e da dúvida sobre a velocidade de recuperação das economias. Nos EUA, com os juros definidos, o cenário indica alta na bolsa, puxada pela corrida aos contratos futuros. Um ponto importante de atenção é a reunião em curso no Alaska, entre autoridades chinesas e americanas. O objetivo é melhorar as relações, mas o encontro começou ríspido, com acusações de ambos os lados. No 'Investigando o Mercado' de hoje (exclusivo para assinantes do UOL Economia+) analiso os resultados de uma construtora e de uma operadora de planos de saúde. Um abraço, Felipe Bevilacqua. Analista de Investimentos de Levante CNPI - Analista certificado pela Apimec Gestor CGA - Gestor de Fundos certificado pela Anbima Administrador de Recursos e Gestor autorizado pela CVM Queremos ouvir vocêTem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br. Ainda não é assinante do UOL Economia+? Conheça as vantagens de ter o conteúdo exclusivo sobre investimentos. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário