O Itaú é a marca brasileira mais valiosa pela segunda vez consecutiva, apontou o BrandZ Brasil 2021/22. O ranking considera apenas as marcas brasileiras que têm capital aberto (ou seja, com ações negociadas na Bolsa). Mas por que o banco continua na liderança do estudo? O investimento em inovação é uma das razões, segundo Milton Souza, CEO da divisão Insights da Kantar, consultoria que assina o relatório. "Isso sempre fez parte do DNA do Itaú. Sua consistência em seguir esse caminho ao longo dos anos é um dos fatores de sucesso da marca. É a prova de que essa estratégia é percebida e valorizada pelos consumidores, o que se reflete no excelente desempenho financeiro da empresa", diz o executivo. O desempenho financeiro é o primeiro fator considerado na metodologia da Kantar para elaborar o ranking. O outro é a "contribuição da marca". Atuação diferente na comunicaçãoA Kantar ainda aponta uma atuação diferente na comunicação, usando uma linguagem mais informal e mais "próxima" do público. "A qualidade da comunicação se torna cada vez mais importante para garantir o sucesso de cada centavo investido em publicidade", diz Souza. Para ele, o fato de o Itaú investir muito em meios tradicionais, como televisão, não é fundamental para o resultado. "Não existe uma fórmula de sucesso. À medida que nos deparamos com um cenário de mídia cada vez mais complexo, com novos hábitos e novas plataformas a serem exploradas, as marcas precisam conhecer cada vez mais seus consumidores, para aprender o que é relevante em cada momento", afirma. Marcas mais confiáveisO relatório também faz outro recorte, apontando as marcas mais confiáveis do público: Sadia, Ipiranga e Petrobras. "A Sadia se baseia na confiança que ganhou ao se diferenciar da concorrência por meio de comunicações e produtos inovadores, com uma extensa rede de distribuição. Também tem investido no desenvolvimento de produtos que atendam a uma crescente demanda do consumidor por conveniência", destaca o relatório. Troca de marcas no top 10O executivo também fala sobre a intensa troca de marcas no top 10. Em relação ao relatório anterior, de 2020, saíram Globo, Renner, Amil e Sadia, e entraram Claro, Nubank, Petrobras e Vivo. "O ano de 2020 foi extremamente atípico, afetando o valor financeiro das marcas, seja para mais ou para menos, haja visto que muitas categorias de produtos e serviços foram bastante afetadas positivamente ou negativamente pela pandemia", declara Souza. Confira o ranking das dez marcas mais valiosas, divulgadas pela Kantar nesta semana: - Itaú Unibanco (banco): US$ 8,08 bilhões
- Brahma (cerveja): US$ 6,52 bilhões
- Bradesco (banco): US$ 5,96 bilhões
- Skol (cerveja): US$ 5,92 bilhões
- Claro (telefonia): US$ 5,16 bilhões
- Magazine Luiza (varejo): US$ 4,73 bilhões
- Nubank (banco): US$ 3,59 bilhões
- Petrobras (combustíveis): US$ 2,63 bilhões
- Vivo (telefonia): US$ 2,60 bilhões
- Antarctica (cerveja): US$ 2,46 bilhões
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