quarta-feira, 6 de abril de 2022

"Eu não posso ser o cara. Egoísmo não é um valor da sustentabilidade"

Visualizar como página web

Edição número 18 | 6 de abril de 2022

LÍDERES

"Meu papel é provocar": acertos e erros do líder em sustentabilidade

Jorge Soto é um provocador. Diretor de desenvolvimento sustentável da petroquímica Braskem, ele rejeita rótulos que o colocam no comando das transformações de uma das principais empresas brasileiras rumo a uma produção mais sustentável. "Eu sou um e eles são 8 mil integrantes. Eu não posso ser o cara, quem faz são eles. O egoísmo não é um valor da sustentabilidade", pontua.

Sua maior provocação é orientar uma visão de futuro que una metas ambiciosas –como se tornar a empresa mais humana do setor nos próximos anos e neutralizar a emissão de carbono até 2050, por exemplo—a indicadores que de fato provoquem impacto no planeta.

Para isso, está sempre atento para ouvir propostas e perguntar: será que isso é suficiente? "Meu papel não é definir, meu papel é provocar. É ajudar as pessoas a dizerem que é possível fazer algo diferente, orientando essa visão do futuro."

A conversa com Soto marca a estreia da coluna Líderes em NetZero, onde pretendemos discutir trajetórias e inspirar carreiras na área. Leia a entrevista.

Leia mais

GLOSSÁRIO

A gente explica o que é mercado livre de energia 

Esse modelo de transação passou a ser possível no Brasil a partir de 1995. Na época, uma reestruturação do setor abriu margem para que alguns tipos de consumidor pudessem contratar seu próprio fornecimento de energia elétrica.

Leia mais

ATÉ 2030

Mercado de carbono pode gerar US$ 70 bi para o Brasil 

Discute-se largamente sobre o que precisa ser feito para limitar o aumento da temperatura na Terra a 2°C. Uma das armas para isso é reduzir as emissões de gases-estufa, e um caminho é o mercado de carbono. Vem que a gente explica.

Leia mais

GOVERNANÇA

Como a Hand Talk impacta a acessibilidade digital no país

"Eu já ouvi muito: 'Ah, esse não é meu público'. Mas hoje é uma questão de posicionamento, as empresas perceberam que ser acessível é uma oportunidade", diz Ronaldo Tenório, fundador da startup, que dobra de tamanho a cada ano.

Leia mais

Quer sugerir uma pauta?
Quer fazer negócios com o Net Zero?
Quer assinar essa newsletter?

FACEBOOK  LINKEDIN  TWITTER  YOUTUBE

Enviado por NetZero

All rights reserved.

Se deseja não receber mais mensagens como esta, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário